Endocrinologista: Qual é a sua importância?

Saiba qual é a real importância do médico endocrinologista:

“[…] Isso deve ser problema na tireoide, procura um endócrino”, “Tá precisando emagrecer? Vai no endócrino” essas são frases típicas que geralmente escutamos advindas do senso comum. Mas, afinal, o que de fato faz um endocrinologista?

Reconhecemos que os hormônios estão trabalhando a todo o tempo em nosso corpo e quando os mesmos sofrem algum tipo de alteração, o nosso corpo reage diferente e isso causa algumas consequências desconfortáveis, é a partir daí que há a necessidade de procurar o médico endocrinologista.

O profissional endocrinologista é especializado em identificar e tratar doenças relacionadas a transtornos hormonais e metabólicos. Tais doenças podem acarretar em consequências como diabetes, obesidade, osteoporose e em casos mais crônicos, tumores. Assim, entendemos o porquê muitas pessoas procuram este profissional quando identificam que estão apresentando dificuldades para emagrecer.

Quando procurar o endocrinologista?

Caso não tenha identificado nenhuma alteração hormonal durante as fases de crescimento, o recomendado é que procure um profissional quando estiver na idade de vinte anos. A partir da primeira consulta, o médico irá avaliar e acompanhar o desempenho das glândulas, para que ocorra o reconhecimento de possíveis sintomas ocultos.

Como identificar os sintomas de alterações hormonais?

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra, mas a maioria das queixas está relacionada a:

• Dificuldade em ganhar ou perder peso;
  • Sede excessiva;
  • Cansaço excessivo;
  • Puberdade precoce ou tardia;
  • Crescimento da tireoide;
  • Andropausa ou menopausa;
  • Excesso de pelos em mulheres, entre outros.

Alguns desses sintomas podem estar correlacionados com outras patologias que serão identificadas pelo profissional da área.

Assim, entendemos que o endocrinologista é de fundamental importância para ajudar a tratar a nossa saúde. Ao procurar este profissional, o recomendado é que o atendimento seja individual e que o paciente relate sobre todos os sintomas desconfortáveis que tem sentido.

Sendo assim, para agendar sua consulta com um profissional endocrinologista, entre em contato com a Dra. Lia Lima. Ela oferta orientações médicas especializadas em desordens hormonais e metabólicas, sempre com o foco de oferecer o melhor tratamento e acompanhamento a seus pacientes. Comece agora a tratar de sua saúde!