banner

Especialidades

Atendimento via whatsapp

Tireoide

A tireoide é uma glandula que tem o formato de uma borboleta e situa-se no pescoço, no local conhecido como “Pomo de Adão”. Sua principal função é produzir os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), os quais, por sua vez, atuam em vários outros órgãos como: coração, cérebro, fígado, intestino e rins. Lembre-se como já descrito acima, a tireóide, por sua vez, é controlada pelo SNC (Sistema Nervoso Central), atraves do hormonio TSH.

A tireóide atua ainda no controle do gasto energético, da temperatura, dos ciclos menstruais, da fertilidade, da memória, da concentração, do humor, das emoções, sem esquecer de mencionar sua influência no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes. Portanto é muito importante checar a boa função do sistema da tireóide.

Se, por algum motivo, a glândula passar a produzir menos hormônios, estará caracterizado o hipotireoidismo. Se, por outro lado, a glândula estiver produzindo muitos hormônios, haverá uma situação de hipertireoidismo. A avaliação do funcionamento da tireoide (se ela está produzindo os hormônios adequadamente ou não) se dá através de dosagens hormonais no sangue.

Ainda outra situação de doença da tireoide são os nódulos e cistos, que podem ser benignos e malignos, secretores de hormônios ou não, e sua detecção se dá através de exames de imagem.

Ficou com Dúvidas?


Entre em contato comigo!

Agende sua Avaliação!

Edifício Bacelar Work Center, R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino

(11) 3181-8283 /(11) 97577-9922