banner

Especialidades

Atendimento via whatsapp

Dislipidemias: O colesterol e os Triglicerídeos

Os lipídeos são estruturas insolúveis em água que se diferenciam em dois tipos: os triglicerídeos e os colesteróis. Os lipídeos possuem várias funções, tais como como fornecimento de energia (característica mais importante das triglicérides), constituição de estruturas mais complexas (exemplo: composição de uma área das células chamada membrana basal) e formação de moléculas como os hormônios esteroides (característica mais especifica dos colesteróis).

Então os lipídeos não são hormônios e sim estruturas que além de outras funções, também participam na formação da estrutura de alguns tipos de hormônios. Eles, os lipídeos, realizam uma série de reações e necessitam estar em quantidades consideradas dentro de um padrão de normalidade. Uma vez alterado essas concentrações, chamados de dislipidemias.

As dislipidemias estão associadas com formação de placa de gorduras que se depositam em vasos de pequeno calibre, podendo com o tempo, diminuir o fluxo dentro deste vaso ou até impedir o fluxo, causando o que chamamos de isquemia e ou hemorragia.

Assim, o controle e saúde dos lipídeos são essenciais para a saúde dos vasos e saúde dos tecidos que os vasos irrigam.

Ficou com Dúvidas?


Entre em contato comigo!

Agende sua Avaliação!

Edifício Bacelar Work Center, R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino

(11) 3181-8283 /(11) 97577-9922